fbpx

Phoenix – Painel Arte & Cultura

Tema: “Arte e Cultura Brasileira nos Estados Unidos”

Moderação: Eduardo Mendonça

Interpretou, compôs e dirigiu vários gêneros da música popular brasileira nos EUA, canadá, Nepal e Brasil desde 1974. Apresentou-se para muitas personalidades, incluindo o 14º Dalai Lama,  Papa João Paulo II e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Foi também apresentado no documentário PBS American Masters, Paul Simon: Born at the Right Time e como artista convidado no projeto Seattle Symphony-Carnegie Hall “Link Up: The Orchestra Moves”, explorando o seu processo criativo de compositor apaixonado por melodia e motivo. Formou-se em Educação Artística, é codiretor da Brazil Arts & Education – Show Brasil!; e co-fundador e co-produtor do BrasilFest em Seattle Centro.

Ana Paula Mendonça

Vive nos Estados Unidos desde 1987. Foi co-proprietária do Café Brasil Restaurant em Seattle, e criou e apoiou o “Projeto Alegria”, uma organização que atende famílias carentes em Itupeva, São Paulo. É Promotora e Co-Fundadora da Show Brazil Productions, uma empresa da área de Seattle criada em 1995 para promover as artes brasileiras e oportunidades de educação nos EUA e Canadá. Ela é co-fundadora e diretora executiva do Brazil Center / BrasilFest, uma organização sem fins lucrativos que produz o festival brasileiro mais conhecido da área, realizado no Seattle Center desde 1999

Márcio Dalari

Márcio foi atração dos seguintes festivais nos Estados Unidos: Symbiosis International Festival 2017, Beloved Festival 2018, VivaVancouver Festival (2018), NW Folk Life Festival & BrasilFest 2018 (Seattle), Flow Fest 2019 (Hawaii), ManaFest 2019 (Hawaii), BrasilFest 2019, Pickathon & Beloved Black Alliance Fundraiser 2020, BrasilFest 2020, etc.   Márcio lidera suas bandas em shows que exaltam a exuberância e poder dos ritmos Afro-Indígenas só encontrados no universo musical Brasileiro.

Mirleane Rios

Mudou-se para os EUA em 2003, e em 2013 recebeu seu B.F.A. em 3D4M (Cerâmica, Vidro e Metal) pela Universidade de Washington. Suas experiências e memórias de sua infância na Floresta Amazônica e sua vida como imigrante nos EUA são a grande inspiração para seu trabalho e são exploradas em esculturas e instalações multimídia. Ela mora em Kirkland, WA, onde trabalha em seu estúdio. De 2017 a 2019, ela desenvolveu um programa infantil que ajuda crianças pequenas da comunidade brasileira a se conectarem com sua herança brasileira por meio da música, arte, linguagem e fé. Em 2019, recebeu o Prêmio Focus Brasil Arizona.

Sebastião Pereira

Possui Bacharelado e Mestrado em Belas Artes pela Arizona State University. Foi Professor de Cor e Aquarela nos anos 90 na Glendale Community College. Faz Oficinas para crianças e adultos no Arizona, Iowa e Minnesota. Fez Exposições individuais nos três estados. Participou e foi premiacao em competicoes locais, estaduais, nacionais e interncional. Participou da Exposição no Museu de Arte do Aeroporto Sky Harbor. A exposição foi prolongada duas vezes dada a razão do público segundo o curador Gery Martelli numa duracao de 17 meses.