fbpx

Lançamento do Cátalogo Internacional de Escritores Brasileiros 2020 e Premiação Focus Brasil New York 2020

capa_catalogo

Catálogo – Um dos acontecimentos mais importantes da segunda edição do Focus Brasil NY – Encontro Mundial de Literatura Brasileira, será o lançamento do Catálogo Internacional de Escritores Brasileiros.  A publicação é uma iniciativa da Fundação Focus Brasil em parceria com a Underline Publishing e que terá duas edições anuais.  O Catálogo é uma publicação de referência, aberta a escritores brasileiros de quaisquer partes do mundo e tem inscrições permanentemente abertas através deste site oficial. Clique no link para garantir seu lugar na próxima edição.

Premiação – Apresentação Carlos Borges, Nereide Santa Rosa e Carlos Wesley

Homenageados 2020:

Clara Arreguy (Escritora)
Fernanda do Valle (Escritora / Fotógrafa)
Chris Hermann (Escritora)
Geraldo Peçanha de Almeida (Escritor)
Heloísa Schurmann (Escritora/ Ativista)
Márcia Kambeba (Escritora / Artista multimídia / Ativista)

Prêmios Especiais

Patrono: Fotógrafo Sebastião Salgado 

Luís Eduardo Salvatore – Instituto Brasil Solidário – É fotografo, autor, diretor presidente e fundador do Instituto Brasil Solidário, organização social que completa 20 anos de atuação é  responsável e idealizador do PDE – Programa de Desenvolvimento da Educação, metodologia que promove aumentos em indicadores como IDEB através de formação de educadores e aplicação de temas transversais (BNCC/ODS) de alto impacto com a construção de escolas modelo e formação de educadores em todo Brasil. Recebeu o prêmio “Personalidade do Ano” na categoria Responsabilidade Social 2019,promovido pela BrazilCham, em Nova York, Estados Unidos da América, em reconhecimento a histórica atuação do IBS em âmbito social e educacional no Brasil. Desde 2001, promove ações de leitura em cidades de baixo acesso cultural, incluindo a montagem de bibliotecas completas, programas de formação em mediação de leitura para educadores e jovens e projetos de estímulo literário instituídos como políticas públicas, entre eles o movimento “30 Minutos pela Leitura”, “São João Literário” e “Anjos da Leitura”, aonde, em 20 anos, foram montadas mais de 273 bibliotecas com cerca e 1 milhão de livros distribuídos gratuitamente em 1.034 escolas trabalhadas, e formados 18.222 educadores em 177 cidades nas 5 regiões do país.

Patrono: Escritora Clarice Lispector

Joyce Cavalccante – REBRA – Escritora brasileira com treze livros publicados e traduzidos para seis idiomas. É narradora de uma prosa agradável e instigante que encanta os leitores desde o primeiro parágrafo. É romancista: Inimigas Íntimas, O Cão Chupando Manga, Costela de Eva, De Dentro Para Fora, Entre o Ver e o Imaginar. Contista: O Discurso da Mulher Absurda, Longos Trechos de Dias Líquidos, Livre & Objeto, Retalhos Místicos; Teatróloga: Noites Masculinas. É palestrante no âmbito Nacional e Internacional. Recebeu diversos Prêmios Literários dentre eles: Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte – de melhor ficção por seu romance Inimigas Intimas. Prêmio Radio France Internationale, pelo conto Neguinha. E uma gratificante condecoração da Academie des Arts, Sciences et Lettres também na França. É Presidente e fundadora da REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras, organização sem fins lucrativos, que reúne mais de 5.000 escritoras associadas no Brasil, promovendo as mulheres escritoras desde  1999, trabalhando em conjunto com a RELAT – Rede Escritoras Latino Americanas e com a Women’s World – Women World Organization for Rights com sede nos Estados Unidos..

Patrono: Escritora Ana Maria Machado 

João Paulo Guerra – Tem 9 anos, três livros bilíngues publicados, o mais jovem a vencer concurso mundial da NASA, vencedor concurso mundial da ESA, apoiador Agenda ONU 2030, Brasileiro do ano 2017 na Educação, palestrante Singularity University, MIT, NASA e ONU, Embaixador NASA Science Days Brazil, operador de ações sociais foc ado na educação exponencial, respeito e consciência sustentável, e defensor da língua portuguesa como língua de herança. Para JP, o futuro é agora!

Patrono: Poeta Vinicius de Moraes

Kleiton e Kleidir – Com 4 décadas de sucessos a dupla Kleiton & Kledir tem uma ligação especial com o Focus Brasil NY. Em 2015 eles lançaram o CD “Com Todas as Letras” que conta com a participação de grandes escritores do Rio Grande do Sul como parceiros nas composições. Entre os escritores estão nomes como Caio Fernando Abreu, Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Fabricio Carpinejar, letícia wierzchowski, Daniel Galera, Paul Scott, Claudia Tajes, Alcy Cheuiche e Lawrence Cazarré.

Kledir, além de compositor, também se envereda pelos campos da escrita. Costuma publicar crônicas e parte dessas crônicas estão reunidas no livro Crônicas para ler na escola, da coleção Para Ler na Escola, da editora Objetiva. Ele foi o primeiro convidado do projeto Autor no Palco dentro da programação na área infantil e juvenil da Feira do Livro, quando conversou com a plateia sobre suas experiências com a palavra escrita, a palavra falada e a palavra cantada. A literatura, para ele, é consequência da música. Segundo Ramil, escrever prosa é mais libertador, já que uma canção tem regras muito mais rígidas. O contato com o público jovem, para ele, é renovador. Ramil esteve presente em diferentes feiras literárias.