fbpx
Image Alt

História

O FOCUS BRASIL, inicialmente conhecido como BRAZILIAN INTERNATIONAL PRESS AWARDS, teve início em 1997, em Miami, Flórida, como uma premiação dedicada à destacar os talentos, conquistas e atividades positivas dos brasileiros nos Estados Unidos.

Em 2006 o evento se desdobrou numa plataforma de seminários, workshops e eventos de arte, cultura, lingual portuguesa, negócios e turismo, sempre sob o signo da projeção da imagem positiva do Brasil e dos brasileiros no exterior.

Entre 1997 e 2010, o FOCUS BRASIL foi realizado nas cidades de Miami, Miami Beach e Fort Lauderdale, embora a abrangência de suas premiações fosse nacional. Durante este período, além da premiação de Arte, Cultura & Comunidade, foi criada a premiação de Mídia Comunitária, em parceria com a ABIInter – Associação Brasileira de Imprensa Internacional.

Em 2011, incentivado pela Globo Internacional, o FOCUS BRASIL passou a ser realizado também no Japão e no Reino Unido, atendendo a duas grandes comunidades brasileiras no exterior.

A expansão dentro dos Estados Unidos ocorreu a partir de 2016 (Orlando, Flórida), 2018 (Boston, Massachusetts) e 2019 (New York, NY e Phoenix, Arizona). Também em 2018 o FOCUS BRASIL chega à Itália, realizando seu primeiro evento em Milão.

Durante seus 23 anos de realizações, o  FOCUS BRASIL multiplicou seus produtos, com destaque para as premiações de Artes Visuais, Business e Ação Comunitária; as exposições Brazilian Eyes e Expoart, a mostra de videos VideoFest, o Encontro de Escritores Brasileiros e a plataforma de jovens talentos Focus Kids / Talento Brasil. Todos esses produtos são módulos que podem ou não fazer parte de cada um dos eventos FOCUS BRASIL pelo mundo.

Premiações

A premiação máxima do Focus Brasil Awards é o LIFETIME ACHIEVEMENT AWARD.

A premiação máxima do Focus Brasil Awards, o LIFETIME ACHIEVEMENT AWARD, que tradicionalmente homenageia personalidades brasileiras de reconhecimento internacional e que são símbolos da imagem positiva do Brasil, foi recebido em cena por personalidades e ícones brasileiros. Seguem aqui apenas alguns nomes para ilustrar:

JORNALISTAS: Glória Maria, Caco Barcellos, Roberto Kovalick, Serginho Groisman, Renato Machado. Fatima Bernardes e Luciano do Valle.

MÚSICOS: Daniela Mercury, Zeca Pagodinho, Antônio Adolfo, Ivan Lins, Alcione, Toquinho, Paralamas do Sucesso, Joyce, Roberto Menescal, Maria Creuza, Luiz Caldas, Jorge Ben Jor, Emílio Santiago, Guilherme Arantes, Margareth Menezes, Pery Ribeiro, Zezé Motta, Marcos Valle, Leila Pinheiro, Thiago Arancam, Carlinhos Brown, Arthur Moreira Lima e João Carlos Martins.

ESCRITORES: Nélida Piñon, Luís Fernando Veríssimo, João Ubaldo Ribeiro, Ana Maria Machado, Milton Hatoum e o cartunista Mauricio de Sousa.

ARTISTAS: Tony Ramos, Bibi Ferreira, Regina Duarte, Juca de Oliveira, Ana Botafogo, Antônio Fagundes, Suzana Vieira, Claudia Abreu, Lima Duarte, Nicette Bruno, Gloria Pires e Mílton Gonçalves.

ESPORTISTAS: Vanderley Cordeiro, Acelino Popó Freitas, Hortência Macari e Emerson Fittipaldi. Artistas Visuais: Claudio Tozzi e Romero Britto.

PUBLICITÁRIO: Washington Olivetto.

Seminários

Os Seminários FOCUS BRASIL são realizados desde 2006.

Os Seminários FOCUS BRASIL são uma plataforma de debates, networking e promoção multimídia dos mais variados aspectos da presença brasileira no exterior. Desenvolvidos originalmente no Sul da Flórida, o FOCUS BRASIL já nasceu com vocação nacional/internacional, se constituindo desde a primeira edição num “ponto de encontro” para as mais relevantes lideranças culturais e comunitárias brasileiras nos Estados Unidos, Japão e Europa. Em 2009 o FOCUS BRASIL foi, mais uma vez, oficialmente reconhecido pelo Itamaraty como “o mais relevante e abrangente evento brasileiro realizado fora do Brasil “.

Os seminários FOCUS BRASIL são plataformas que se adequam constantemente às demandas dos brasileiros e da promoção do Brasil no exterior. Tem, entretanto, “ancoragens” comuns a todas as sua edições em várias partes do mundo. A maior dessas ancoragens é a promoção da Língua Portuguesa.  Todos os eventos FOCUS BRASIL têm espaço fixo para este tema. No caso dos EUA, por conta do vertiginoso crescimento da demanda nessa área, foi criado pelo FOCUS BRASIL, em 2012, o ENCONTRO MUNDIAL DO ENSINO DE PORTUGUÊS – EMEP, que é um foro exclusivamente dedicado às discussões relativas ao ensino e promoção de nosso idioma. Devido ao seu crescimento vertiginoso, o EMEP caminha agora, separadamente, pois já no seu segundo ano atraiu educadores de 21 países, com lotação esgotada no plenário, nos 3 dias de debates e eventos paralelos.

Outras prioridades do FOCUS BRASIL são a promoção das artes e cultura brasileiras no exterior, negócios, turismo, esportes e mídias brasileiras.  Praticamente os seminários FOCUS BRASIL são os únicos eventos que congregam, de forma sistemática e ininterrupta, os mais diferentes setores de atuação brasileira no exterior. Foi, durante as realizações do FOCUS BRASIL que foram fundadas associações como a Associação  Brasileira de Imprensa Internacional (ABIInter), a AOTP (American Organization of Teachers of Portuguese), a Associação dos Escritores Brasileiros no Exterior, a BAAA-Brazilian American Advertising Association, entre outras.