fbpx
Imagem-Academia-renew

Seja bem-vindo à ACADEMIA INTERNACIONAL DE LITERATURA BRASILEIRA – AILB.

Entre atividades literárias e culturais diversas, a ACADEMIA atribuirá, anualmente, os  DESTAQUES  DA LITERATURA INTERNACIONAL BRASILEIRA, ressaltando escritores que estejam contribuindo para a expansão da presença literária brasileira, dentro e fora do Brasil.

Anualmente, a ACADEMIA INTERNACIONAL DE LITERATURA BRASILEIRA vai  divulgar e incentivar a produção literária brasileira de maneira mais enfática no exterior.

Permanecerão publicados aqui nesta página oficial da ACADEMIA INTERNACIONAL DE LITERATURA BRASILEIRA, textos e fotos referentes a cada um dos premiados, em todos os anos! Confira e prestigie!

Premiados 2023

CATEGORIA ANTOLOGIAS – ELIZABETH SENRA GUESSADA

Brasileira, nascida na capital de São Paulo. Norte-americana, residente em Boston. Mulher, mãe de Laís e Giovanna, poeta, revisora, Administrada de Recursos Humanos por profissão, Socióloga por coração.Escritora, contista, cronista. Feminista. Ativista dos Direitos Humanos.Supervisora Geral e Coordenadora de Revisão de Elas e as Letras.

CATEGORIA AUTO-AJUDA – RENATA CASTRO ALVES

Advogada brasileira atuando nas areas de imigracao, familia, civil e comercial.nos Estados Unidos, autora do livro “99 questions to ask BEFORE starting a business in the US”.

CATEGORIA BIOGRAFIAS – ELIANA MARCOLINO

Brasileira, jornalista, Documentarista, Doutora em Comunicação Social. Professora universitária. Desde 2015 assumiu o ativismo na luta em defesa das mulheres com a publicação do livro “Cartas pra Elas: uma história de vida (2016) “em coautoria com Dulce Gil. Fundadora e coordenadora do projeto “Cartas pra Elas”, o qual advoga em defesa das mulheres e meninas vulneráveis. Organizadora e autora do livro Cartas pra Elas 2: muitas histórias em nossas vidas (2022). Autora do livro Comunicação e Loucura (205). Membro da Academia Valadarense de Letras. Membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira.

CATEGORIA CORDEL – SUELI VALERIANO

Graduanda na curso de Pedagogia, Agente Comunitária de Saúde,Poeta Cordelista, Arte-educadora, brincante, atriz, compositora e “inventadora” de qualquer coisa que faça pessoas felizes. Criadora do Projeto Cordel Na Escola, vencedor no edital mais Cultura nas Escolas. Criadora e ministradora da Oficina Conta Mais, de Contação de histórias. Escreve histórias infantis e Cordéis de cunho Educativo e temas atuais. Com o seu Balde Histórias e seu Samburá, vai de escola em escola, “cutucar’ a imaginação e a alegria das crianças através das narrativas infanto Juvenis. Participa de diversos eventos literários e culturais pelo país, integra o cenário literário em antologias nacionais e internacionais. Participa de vários coletivos de Mulheres escritoras Como o movimento Cordel sem Machismo, Mulherio das letras da Bahia, Mulherio das Letras de Portugal entre outros. Título honorífico Dra. Honoris Causa 2022. Vencedora nos Concurso Mostra de Literatura de Cordel de Ibotirama 2022 e no Festival de Poesia de Ibotirama Ba 2022.

CATEGORIA CRÔNICAS & CONTOS – RITA QUEIRÓZ

Natural de Salvador, RITA QUEIROZ fez pós-doutorado em Estudo de Linguagens (UNEB), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (USP), mestrado e graduação em Letras (UFBA). Professora universitária. Autora dos livros para o público adulto: “Velas ao vento”, “Confissões de Afrodite”, “O Canto da borboleta”, “Canibalismos”  e “Colheitas” “Grimalda: a lagartixa empoderada”, “Bordado de sonhos”. “As artes de Vavalô”, “Sonhos de criança” e “Ciranda, cirandinha: vamos brincar com poesia?”. Atualmente reside em Salvador.

CATEGORIA EDITORA – AFETO EDITORA / Roberta de Souza Pereira

Empresa especializada em publicações literárias, cuidando com carinho da organização, lançamento e divulgação de novos autores e suas obras. Ajuda novos talentos a se lançarem como escritores. Oferecemos variados serviços editoriais e suporte completo em todas as etapas do processo, desde a avaliação e preparação de originais até o lançamento e distribuição de novos títulos.

CATEGORIA ENSINO & PESQUISA – THAÍS ANGÉLICA CASTANHO

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia, UTFPR; especialista em psicopedagogia, especialista em educação especial , especialista em arte e educação, psicóloga, pedagoga, cursando mestrado em análise do comportamentos Universidade da Flórida. Além disso realiza palestras sobre temas variados em escolas e simpósios. Atua na área do autismo há mais de 20 anos reside atualmente em Missouri City, Texas, Estados Unidos.

CATEGORIA ESCRITOR MIRIM – SOPHIA ANDRADE

Meu nome é Sophia Andrade, tenho 9 anos, nasci no Brasil e mudei para os Estados Unidos em 2018, tenho 2 irmaos, moramos na Florida. E durante a pandemia (2019) escrevi meu primeiro livro (A menina que só gostava de Rosa). Aqui aprendi a amar a leitura.

CATEGORIA ILUSTRADOR(A) – MONIKA PAPESCU

Nascida em São Paulo, MONIKA PAPESCU, é formada em Comunicação Visual, participou de vários cursos na área da ilustração e cultura no Brasil e Inglaterra. Autora de aproximadamente 60 títulos infantis e juvenis como escritora e, principalmente, como ilustradora. Ilustra também para salões e concursos de ilustração mundo afora, faz grafite e ilustra para a mídia cultural. Recebeu prêmios e indicações de prêmios como ilustradora e multiplicadora de cultura. É coordenadora da Editora Papo Abissal. Atualmente reside em Israel.

CATEGORIA INFANTO JUVENIL – CELINA BEZERRA DA SILVA

É natural do Rio de Janeiro, mora em Salvador – Bahia, desde 1995. Formada em Letras Português/Inglês e suas respectivas Literaturas. Possui Especialização em Educação Inclusiva e em Educação da Infância com Ludicidade, possui MBA em Gestão de Recursos Humanos. É Escritora de livros infantis com temas voltados à Inclusão. Autora de “Bruna, uma amiga Down mais que especial” e “Sabrina, a menina albina.”, livros que mostram a inclusão através de uma personagem com Síndrome de Down e a diversidade étnica através de uma personagem albina, respectivamente. Membro Correspondente da Academia Litero Cultural de Sergipe.

CATEGORIA NUTRIÇÃO & GASTRONOMIA – FERNANDA DO VALLE

Fernanda do Valle, neuro coach, fotógrafa, turismóloga e graduanda em psicologia, começou a sua carreira como escritora, em 2009, após detectar, aceitar e tratar o seu transtorno alimentar. Depois do lançamento do seu primeiro livro Eu, Ele e a Enfermeira… Na Luta contra a Anorexia, a autora tem sido canal de ajuda na vida de milhares de mulheres, através de seus livros, palestras e projetos. Fernanda também publicou as obras: Dos Desencontros ao Encontro; Tesselas – A Família Mosaico; De: filha Para: pai; Crônicas de Frenelda – Aventuras na Terra do Tio Sam; Liberte-se: Você Nasceu para Ser Real, não Perfeita e Tare – Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo – Para Pais e Cuidadores. Recebeu o prêmio Reconhecimento Internacional de Literatura Brasileira, em 2020, pela Academia Internacional de Literatura Brasileira e pela Underline Publishing publicou o seu segundo livro traduzido para o inglês.

CATEGORIA POESIA – ROBERTO FERRARI

Nascido em São Paulo, ROBERTO FERRARI publicou os livros: “Sublime Amor”, “Ventos da Paixão”, “Identidade Assassina”, “Fundamental como o Amor”, “Refúgio da Alma”, “Negócios de Sangue”, “Intenso como a Vida”, “Mansão Molnár”, “Juras Apaixonadas”, “O Ceifador de Almas”, “Suplício de Amor”, “Uivo Maldito”, “Tributo a Elas”, “Poesia: Uma Mensagem ao Amor”, ” A Escolha e Mulher: Um Ser especial” , “Dueto para o Amor”, “Sentido do Amor e Emoções”. Roberto é Presidente da ACLASP- Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo. Atualmente reside em Carapicuíba, São Paulo.

CATEGORIA ROMANCE – JOÃO CALAZANS FILHO

Com mais de 40 livros publicados em 06 línguas, João Calazans Filho sempre usou a literatura para fazer uma análise crua da humanidade, traduzidas principalmente em seus personagens marcantes, que saltam dos seus textos oferecendo ao seu público a realidade cotidiana do viver.É uma grande aventura entrar na imaginação desse autor sedento de saber e ávido para revelar a alma humana em suas histórias.Calazans é um grande romancista que não está de passagem e veio para ficar.

CATEGORIA VIAGEM & TURISMO – HELOISA SCHURMANN

Autora de cinco livros, “Dez Anos no Mar”(1995), “Um Mundo de Aventuras”(2002), “Em Busca do Sonho” (2006), “Expedição Orient”e (2019) e do best-seller “Pequeno Segredo” (2013) lançado na Itália e no Brasil, que foi inspiração para um filme de longa metragem, que representou o Brasil no Oscar (2017), e o livro infanto juvenil: “As Aventuras da Formiga e Capitão” em coautoria com a escritora Nereide Santa Rosa em 2020. Formada em Pedagogia, cursou inglês na New York University. Heloísa é mãe da primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, por dez anos.  Navegadora e exploradora, passou trinta e cinco anos vivendo no mar, visitou sessenta e cinco países, é uma contadora de histórias, e nos leva a viajar em suas três aventuras ao redor do mundo através de seus livros. Seu Programa Pedagógico “Educação na Aventura” foi acompanhado por mais de 2 milhões de alunos no Brasil e nos Estados Unidos. Ativista ambiental, trabalha com a família, na conscientização sobre a poluição dos plásticos nos oceanos. Defensora da campanha “Mares Limpos do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente”, ela está atualmente navegando na expedição “Voz dos Oceanos’.

Premiados 2022

CATEGORIA ANTOLOGIAS – ALEX XELA LIMA (ALEXSANDRO DE LIMA PEREIRA)

É baiano de Paulo Afonso. Licenciado em Letras, atua como professor da rede estadual de ensino na Bahia. É autor do livro Cinquenta Tons de Poesia (2016), organizador da Antologia Poemas de Quarentena (2020) e da Natal com Poesia (2020) e possui textos publicados em diversas antologias poéticas; é membro fundador da Academia Santabrigidense de Letras e Artes (ASLA), membro associado à União Brasileira de Escritores (UBE) – Núcleo Arapiraca-AL e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas (SBPA).

CATEGORIA AUTO-AJUDA – ALEXANDRE DINIZ GOMES

Da cidade de Resende, terra natal, nascido em 19/ 12/ 1985 vindo de família simples, comecei a me dedicar a escrever poemas aos 12 anos de idade. Livros publicados: Poemas de um adolescente – 2017 ( Editora Chiado) Book e e-book Participação em antologias: Quarentena – 2020 Editora Chiado ( Poemas), Liberdade – 2019 Editora Chiado ( Poemas), Além da terra além do céu volume 4 – 2019 Editora Chiado ( Poemas), Além da terra além do céu volume 3 – 2018 Editora Chiado ( Poemas), Além da terra além do céu volume 2 – 2017 Editora Chiado ( Poemas).

CATEGORIA BIOGRAFIAS – MARCO ANTONIO PRAXEDES DE MORAES FILHO

Analista Judiciário – Área Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJ/CE. Assistente de Unidade Judiciária – Entrância Inicial (DAE-6). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. MBA em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Direito e Processo Constitucionais pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Direito e Processo Administrativos pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Membro Titular da Academia Cearense de Direito – ACED.  Membro Titular da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE.  Membro do Grupo de Pesquisa em Direito Público, Educação Jurídica e Direitos Humanos (CNPq/UNIT). Advogado (OAB/CE). Autor de Livros Jurídicos: 1 individual; 7 coletivos. Autor de Artigos Jurídicos em revistas acadêmicas e jornais.  Recebedor de 9 municipais e 13 estaduais.

CATEGORIA CRÔNICAS & CONTOS – JEANE TERTULIANO

É poetisa, prosadora e letróloga. Membro associada à União Brasileira de Escritores; membro fundadora da Academia de Artes e Letras Internacional da Baixada Fluminense e Brasil; membro vitalícia da Academia Independente de Letras e comendadora das artes literárias no Brasil pela Ordem Scriptorium. É autora do livro (In)sanidade Lírica, coautora de diversas antologias e organizadora dos projetos antológicos “Sororidade em plena calamidade” e “Desabrochar”.

CATEGORIA ENSINO & PESQUISA – RITA QUEIRÓZ

Natural de Salvador, RITA QUEIROZ fez pós-doutorado em Estudo de Linguagens (UNEB), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (USP), mestrado e graduação em Letras (UFBA). Professora universitária. Autora dos livros para o público adulto: “Velas ao vento”, “Confissões de Afrodite”, “O Canto da borboleta”, “Canibalismos”  e “Colheitas” “Grimalda: a lagartixa empoderada”, “Bordado de sonhos”. “As artes de Vavalô”, “Sonhos de criança” e “Ciranda, cirandinha: vamos brincar com poesia?”. Atualmente reside em Salvador.

CATEGORIA ESCRITOR MIRIM – RAPHAEL DA COSTA

Tem 10 anos de idade.Tem diagnostico de autista,TDAH e superdotação. Escritor, pianista, flautista, baterista e compositor, ja tocou em 3 concertos, 2 as próprias composições. Ama eletronicos,criar jogos e coding. Sonha em ser Engenheiro de criação de Softwares e ir para a Microsoft.Autor do livro “I love you Mamma”, que fala sobre coisas que ele ama fazer junto com sua mae Renata da Costa, tambem escritora. Atualmente mora nos EUA estuda piano pela Berklee.Tem o sonho de aprender a falar várias línguas além do Portugues, Ingles e lingua de sinais. Voces podem encontrar suas rede sociais pelo nome E3editions.

CATEGORIA INFANTO JUVENIL – AINE PENA

Escritora e historiadora Drª. h.c. AINÊ PENA é autora de mais de 70 títulos infantis e infanto-juvenis, participante e coordenadora de diversas antologias de contos e poemas. Acadêmica nas instituições AIL, ACILBRAS, FEBACLA, ALTO, OMDDH e AIML, e agraciada com comendas, com o título de Doutora Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano e de Embaixadora da Paz pela OMDDH.

CATEGORIA POESIA – ALDIRENE MÁXIMO

É autora de: “Eu acredito no Amor!”, “Metáforas”, “Caderno de Recordações”, “O Encontro”, “Catarses”, “#Sororidade”, “Oásis” e “Infância Rimada”. Coautora de “Resiliência”, em parceria com a escritora Claudirene Favarin e coautora de “Sonhos de Criança” em parceria com a escritora Rita Queiroz. Coorganizadora de Elas e as Letras em parceria com a escritora Jullie Veiga. Idealizadora da Livraria Sororidade, livraria especializada em literatura escrita por mulheres. Sororidade é o seu lema!

CATEGORIA ROMANCE – SANDRA GODINHO GONÇALVES

Nascida em São Paulo, é graduada e Mestre em Letras. Já participou de várias coletâneas de contos, sendo agraciada com alguns prêmios. Publicou “O Poder da Fé” “Olho a Olho com a Medusa”, “Orelha Lavada”,” Infância Roubada” agraciado com Menção Honrosa no 60º Prêmio Literário Casa de Las Américas e semifinalista do Prêmio Guarulhos de Literatura (Escritor do ano 2019), “O Verso do Reverso” Prêmio de Melhor Conto Regional da Cidade de Manaus de 2019, “Segredos e Mentiras”, semifinalista no Prêmio Uirapuru 2019, “Terra da Promissão “(2019) .

Premiados 2021

OUTSTANDING ACHIEVEMENT AWARD – LAURENTINO GOMES – Escritor e jornalista

Sete vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, Laurentino Gomes é autor dos livros 1808, 1822, 1889 e “Escravidão”, obras que venderam até agora mais de três milhões de exemplares e foram editadas no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos e na China. Seu primeiro livro também foi eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pósgraduação pela Universidade de São Paulo, é membro titular da Academia Paranaense de Letras. Laurentino Gomes tornou-se famoso como escritor graças à sua autoria do bestseller 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, livro que narra a chegada da corte portuguesa ao Brasil. Em 7 de setembro de 2010, faz na Bolsa Oficial de Café, na cidade de Santos, o lançamento nacional da obra 1822. Data que marca também o aniversário de 88 anos do edifício da Bolsa. Ao fim de março de 2012, a Globo Livros anunciou a assinatura de contrato para o lançamento do próximo livro de Laurentino 1889, livro que chegou ao mercado no segundo semestre de 2013. A tiragem inicial foi de 200 mil exemplares. Sobre a obra, Laurentino diz: “’No terceiro e último volume da série, explicou porque o país permaneceu como a única monarquia das Américas, por mais de 67 anos e mostrar como foi a Proclamação da República, em 1889. Em maio de 2015, anunciou uma nova trilogia sobre a escravidão no Brasil. O primeiro dos três livros foi lançado em 2019, sob o título Escravidão. Em 2008, o livro 1808 recebeu o prêmio de melhor ensaio da Academia Brasileira de Letras e da 53ª edição do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de “livro do ano” da categoria de nãoficção. Em 2008, a Revista Época elegeu Laurentino uma das 100 pessoas mais influentes do ano, pelo mérito de conseguir vender mais de meio milhão de exemplares de livro de História do Brasil.

PRÊMIO ESPECIAL INFANTIL – AGATHA CHRISTINE – Escritora

Ágatha Christine Nasceu em Neves, São Gonçalo-RJ, no ano de 2011. Está cursando o 4° ano do ensino fundamental. É Moradora de Itaboraí-RJ. Autora do livro infantil: As Aventuras da Coelha FIFI. Filha primogênita do Escritor Jorge Gomes e da microempresária Marcia Cristina. Tem uma irmãzinha caçula que ama de coração chamada Állegna Christine. É apaixonada por cachorros e sonha em ser veterinária

CATEGORIA ROMANCE – CHRIS HERMANN –  escritora / poeta, musicista, editora, tradutora, webdesigner carioca

É radicada na Alemanha desde 1996. No Brasil, estudou Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Música no Conservatório Brasileiro de Música e Webdesign na Uni Carioca. É pós-graduada em Musikgeragogik ( Educação Musical e Musicoterapia junto a idosos ) na Alemanha. Editora de blogues e criadora/moderadora de diversas comunidades na internet desde 2001, sempre lidando com artes (especialmente com literatura), organizou e participou de diversas antologias de poesia no Brasil e no exterior. Seis delas, foram em parceria com o Congresso Brasileiro de Poesia em Bento Gonçalves/RS. É autora dos livros de poesia Voos de Borboleta ( Tubap / Clube de Autores, 2015 ), Na Rota do Hai y Kai ( Tubap, 2015 ), Gota a Gota ( Scenarium, 2016 ), Cara de Lua ( Sangre Editorial / Mulheres Emergentes, 2019 ), dos romances Borboleta — a menina que lia poesia, ( Patuá, 2018 ) e Peccatum (Arribaçã, 2020), e de minicontos Entre Amoras e Amores ( Ser MulherArte Editorial, 2020 ). Tem poemas e textos publicados em diversos veículos na internet ( em alguns também colaborou como autora ), como nas revistas eletrônicas Algo a Dizer ( colaboradora ), Zona da Palavra, Blocos Online ( colunista ), Revista Plural –Scenarium ( colaboradora ), Mallarmargens ( colaboradora ), Germina, Ruído Manifesto, Revista Caliban, Literatura & Fechadura, Mirada, Acrobata, entre outras. É a criadora e editora da Revista Ser MulherArte.

CATEGORIA CRÔNICAS & CONTOS – DIAS CAMPOS – Escritor e Ambassadeur Honneur et Reconnaissance aux Femmes et Hommes de Valeur

Ambassadeur Honneur et Reconnaissance aux Femmes et Hommes de Valeur, título concedido pelas Luminescence Académie Française des Arts, Lettres et Culture – Literarte, 2020; Destaque Cultural 2019; Destaque Social 2019; Embaixador da Paz; e Comendador da Justiça de Paz, com a Comenda Internacional Diplomata Ruy Barbosa “O Águia de Haia”•, os quatro títulos conferidos pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos – OMDDH, 2020; Prêmio Internet Coblac – Corte Brasileira de Letras, Artes e Ciências, 2020; Destaque Literário no 32º (2020) e no 28º (2018) Concurso Literário de Poesias, Contos e Crônicas, promovido pela Academia Internacional de Artes, Ciências e Letras a Palavra do Século 21 – ALPAS – 21; ganhador do Troféu Destaque na 7ª Edição do Sarau Musical Cultural, 2019; Menção Honrosa no Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes – 2019; Selo Destaque do mês de agosto, conferido pelo site Vozes da Imaginação, 2017; autor do romance A promessa e a fantasia (Promise and fantasy), ambas as versões em Amazon.com.br, 2015; “Embajador de la Palabra”•, título concedido pela Asociación de Amigos del Museo de la Palabra, 2014; 3º colocado no I Concurso de Crônicas da Academia Bragantina de Letras, 2014; ganhador do Prêmio Latino-Americano de Excelência, 2013; Medalha de Ouro no I Concurso Oliveira Caruso, 2011; vencedor do Concurso Mundial de Cuento y Poesía Pacifista, 2010; 3º colocado no II Prêmio Araucária de Literatura, 2010; autor do romance As vidas do chanceler de ferro, Lisboa: Chiado Editora, 2009; membro do Núcleo Acadêmico de Cultura, Letras e Artes do Brasil – NACLAB; da Academia Independente de Letras – Ail Ordem Scriptorium; da Academia Luminescense da Devoção as Artes e Letras – Sucursal Brasil; da Academia Caxambuense de Letras; da Academia Cachoeirense de Letras, da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências a Palavra do Século 21 – ALPAS 21, da Associação Internacional de Escritores e Acadêmicos, da Asociación de Amigos del Museo de la Palabra, do Movimento Poetas del Mundo, e da Revista Itinerário Imprevisto; autor de diversos textos literários; autor e coautor de livros e artigos jurídicos.

CATEGORIA INFANTO-JUVENIL – DINORÁ COUTO CANÇADO – Escritora, agente cultural e colunista

Nascida em Bom Despacho/MG, mora em Brasília/DF. Agente cultural nas áreas de: literatura; pesquisa e capacitação; produção cultural. Membro- fundadora da Biblioteca Braille Dorina Nowill,, criando a AIAB – Academia Inclusiva de Autores Brasilienses. Publicou no gênero infantil duas trilogias. Colunista virtual do Portal Sem Fronteiras. Pós-graduada em: Inclusão; Democracia Participativa e Movimentos Sociais. Facilitadora em Projetos Culturais pelo Ministério da Cultura. Reconhecimentos, como Destaque ODM; Brasil Criativo; Mãos da Cidadania, Cidadã de Ouro, Cultura Viva, Direitos Humanos, Culturas Populares, Prêmio Ser Humano Brasília, Brasil Criativo. Diretora de Cultura e Projetos da AJEB DF e Presidente da AIAB.

CATEGORIA ENSINO & PESQUISA – MARIA JOSÉ ESMERALDO ROLIM – escritora, professora

Tem vários livros publicados sobre Educação, sendo mais importante:”A violência e o bullying nas escolas, como prevenir e corrigir,” livro que foi levado a audiência pública no Congresso Nacional pelo deputado Artur Bruno, que propôs a lei que transformou o dia 7 de abril, em dia Nacional de combate ao Bullying, foi traduzido para espanhol está no site do www.amazon.com.Tem diversas Antologias publicadas. Temos também o livro da tese de doutorado com uma pesquisa sobre a violência simbólica na sociedade: “A violência dos laços familiares aos bancos escolares.”

CATEGORIA BIOGRAFIAS – MAZÉ TORQUATO CHOTIL – Jornalista, pesquisadora e autora

É jornalista, pesquisadora e autora. Doutora em ciências da informação e da comunicação pela Universidade de Paris VIII e pósdoutora pela EHESS. Nascida em Glória de Dourados-MS, morou em São Paulo e vive em Paris desde 1985. Já publicou « Na rota de traficantes de obras de arte”, “José Ibrahim: O líder da grande greve que afrontou a ditadura”, “Trabalhadores Exilados: a saga de brasileiros forçados a partir (1964-1985)”, “Lembranças do sitio”, “Lembranças da Vila”, “Minha aventura na colonização do Oeste”, “Minha Paris Brasileira”, “L’Exil ouvrier”, “Ouvrières chez Bidermann: une histoire, des viés” e “Maria d’Apparecida : une Maria pas comme les autres”.

CATEGORIA AUTO-AJUDA – REGINA CACIQUINHO – Escritora holística e terapeuta

Nascida em Salvador, Bahia, Regina se dedica a escrever mensagens de positividade em suas redes sociais .Seus livros Vidas que se curam com a energia do universo”” em português e italiano. Participação de muitas Antologias nacionais e internacionais no Chile, Peru e muitas reportagens no Brasil e fora do país. Possui vários títulos de agraciamento até mesmo de Embaixadora da Anna Niterói, personalidades e troféus.

CATEGORIA POESIA – RITA QUEIRÓZ – Pós Doutora, professora e poetisa

Natural de Salvador – BA. Pós-doutorado em Estudo de Linguagens (UNEB), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (USP), mestrado e graduação em Letras (UFBA). Professora universitária. Autora dos livros para o público adulto: Velas ao vento, Confissões de Afrodite, O Canto da borboleta, Canibalismos (Penalux) e Colheitas (Darda); para o público infanto-juvenil: Grimalda: a lagartixa empoderada (edição trílingue: português, inglês e espanhol – Historinhas pra contar), Bordado de sonhos (Edição da autora), As artes de Vavalô (em coautoria com Márcia Queiroz – Historinhas pra contar), Sonhos de criança (em coautoria com Aldirene Máximo – Edição da autora) e Ciranda, cirandinha: vamos brincar com poesia? (Darda).

CATEGORIA ANTOLOGIA – SOL FIGUEIREDO – Poeta, artista plástica e ativista cultural

Grande Embaixadora da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture. Presidente da Academia de Letras do Brasil Seccional Campos dos Goytacazes. Acadêmica Imortal na FEBACLA; no CONINTER, na Academia de Letras do Brasil/ Seccional Suíça; Embaixadora no Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires e de Portugal, Embaixadora na Academia de Valparaíso e Membro Correspondente nas Academias de Letras de Fortaleza e de Marataízes. Conselheira Acadêmica no Clube dos Escritores de Piracicaba, na Associação Internacional Literarte e na Associação Poemas à Flor da Pele de Porto Alegre. Artilheira da Cultura – Forte de Copacabana e Museu Histórico do Exército Brasileiro. Alguns prêmios recebidos: “¢ “Intelectual do Ano”- 2018/2019 – Congresso da Sociedade de Cultura Latina, 2017. “¢ “Troféu Evita Perón” – Núcleo Acadêmico de Buenos Aires – 2018. “¢ “Prêmio Literarte – Melhores do Ano 2018”. “¢ “Homenageado Especial 2018” – Encontro Internacional de Culturas Lusófonas.

 

Premiados 2020

eliane

PATRONESSE: ESCRITORA ELIANE POTIGUARA

Escritora, poeta, ativista, professora de origem Potiguara, possui o título de Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural do Brasil, fundadora do Grupo de Mulher – Educação Indígena, Embaixadora da Paz pelo Círculo de Escritores da França. Vários livros publicados, seus textos são premiados internacionalmente, sendo representante da literatura brasileira indígena.

PREMIADA: ESCRITORA E ATIVISTA MÁRCIA WAYNA KAMBEBA 

Márcia Wayna Kambeba é indígena do povo Omágua/Kambeba do Amazonas, nasceu na aldeia Belém do Solimões em 1979 e se criou na cidade de São Paulo de Olivença -AM.  Mora em Castanhal -PA é casada e tem um filho de 11 anos portador de autismo. Na sua formação acadêmica é geógrafa pela Universidade do Estado do Amazonas, especialista em Educação Ambiental e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. É escritora, poeta. compositora, fotógrafa, palestrante, ativista, professora. Desenvolve um trabalho em que apresenta as várias linguagens da arte para falar da resistência dos povos indígenas e da Amazônia. É membro da Academia Formiguense de Letras (AFL) na cidade de Formiga MG, recebeu a comenda Paulo Frota de Direitos Humanos pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará por atuações relevantes em prol dos direitos dos povos indígenas. Seu próximo lançamento pela Underline Publishing é o livro “Kumiça Jenó: Narrativas poéticas dos seres da floresta”.

amir

PATRONO: ESCRITOR E NAVEGADOR AMIR KLINK

Navegador e escritor brasileiro. Ele foi a primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, em 1984, a bordo do barco IAT. Além de escrever livros, Amyr Klink faz palestras sobre planejamento, motivação, trabalho em equipe, liderança, empreendedorismo, entre outros temas, no Brasil e no exterior.
É pioneiro na área de palestrantes esportistas: em 33 anos de experiência, conta com mais de 2.500 palestras realizadas em 13 países. Ministra palestras em quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e português).
É diretor da Amyr Klink Planejamento e Pesquisa Ltda. e da Amyr Klink Projetos Especiais Ltda. É sócio fundador do Museu Nacional do Mar, localizado em São Francisco do Sul (SC) e da Revista Horizonte.

PREMIADA: ESCRITORA E ATIVISTA HELOÍSA SCHURMANN

Autora de cinco livros, “Dez Anos no Mar”(1995), “Um Mundo de Aventuras”(2002), “Em Busca do Sonho” (2006), “Expedição Orient”e (2019) e do best-seller “Pequeno Segredo” (2013) lançado na Itália e no Brasil, que foi inspiração para um filme de longa metragem, que representou o Brasil no Oscar (2017), e o livro infanto juvenil: “As Aventuras da Formiga e Capitão” em coautoria com a escritora Nereide Santa Rosa em 2020. Formada em Pedagogia, cursou inglês na New York University. Heloísa é mãe da primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, por dez anos, e educou os filhos Pierre, David, Wilhelm e Kat, em duas expedições marítimas.

Navegadora e exploradora, passou trinta e cinco anos vivendo no mar, visitou sessenta e cinco países, é uma contadora de histórias, e nos leva a viajar em suas três aventuras ao redor do mundo através de seus livros.

Seu Programa Pedagógico “Educação na Aventura” foi acompanhado por mais de 2 milhões de alunos no Brasil e nos Estados Unidos. Ela é responsável pelo núcleo de dramaturgia da produtora e conteúdo digital da Família Schurmann.

Desde 1995 é palestrante para grandes corporações e eventos públicos no Brasil e no exterior, e falou para um público de 10 mil pessoas com sua apresentação no TEDx Educação em São Paulo 2017.

Ativista ambiental, trabalha com a família, na conscientização sobre a poluição dos plásticos nos oceanos. Defensora da campanha “Mares Limpos do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente”, ela está trabalhando na iniciativa “Voz dos Oceanos’, próxima Expedição com saída em 2021.

Paulo_Freire

PATRONO: ESCRITOR E EDUCADOR PAULO FREIRE 

É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do “vanguardismo” dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. Trata-se da terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo

PREMIADO: PROFESSOR DR. GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA 

Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida é psicanalista pela “Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo”. É pedagogo pela “UNESP-Universidade Estadual Paulista, de São Paulo”. Mestre em “Teoria Literária pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Crítica literária pela Universidade Federal de Santa Catarina”. É autor de mais de setenta livros, entre infantis, livros para educadores, livros para pais e livros de autoconhecimento.

Tem trabalhos internacionais com professores e crianças na Alemanha, Itália, Áustria, Bolívia e no Japão. Implantou na África, em Moçambique, um programa de leitura e escrita. Fez estudos de aperfeiçoamento em Educação Especial em Cuba. Tem 25 anos de experiência em educação de crianças e jovens e faz palestras em todos os Estados do Brasil. Atualmente fundou o “Projeto Pólen”, em Curitiba no Paraná, do qual é diretor.

caio_fernando

PATRONO: ESCRITOR CAIO FERNANDO LOUREIRO DE ABREU

Foi um jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro. Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão. Apresenta uma visão dramática do mundo moderno e é considerado um “fotógrafo da fragmentação contemporânea”. Seu primeiro romance, Limite branco (1970), já possui as marcas que iriam acompanhar sua trajetória literária: a angústia diante do devir e a morte como certeza no final da jornada. Segundo sua perspectiva literária, a vida deve ser buscada continuamente. Em 2018, a editora Companhia das Letras reuniu no livro “Contos Completos” todos os contos de Caio Fernando Abreu. O volume abarca seis títulos — Inventário do ir-remediável (1970), O ovo apunhalado (1975), Pedras de Calcutá (1977), Morangos mofados (1982), Os dragões não conhecem o paraíso (1988) e Ovelhas negras(1995) —, além de dez contos avulsos, sendo três deles inéditos em livro.

PREMIADA: ESCRITORA E ATIVISTA FERNANDA DO VALLE

Fernanda do Valle, nascida no Rio de Janeiro, em 17/03/1978, formou-se em Turismo, pela Puccamp, em 1999. Em 2009, após detectar, aceitar e tratar seu transtorno alimentar, lançou o seu primeiro livro “Eu, ele e a enfermeira… na luta contra a anorexia”. Desde então, passou a dedicar parte de seu tempo fazendo palestras, alertando os jovens e pais sobre os perigos dessa doença. Lançou ainda “Dos Desencontros ao encontro”, “Tesselas – A família mosaico”, “De: filha Para: pai” e “Crônicas de Frenelda – Aventuras na Terra do Tio Sam”. Em 2015, após se mudar para os USA, formou-se em fotografia, pelo “The New York Institute of Photography”. No final de 2019, a autora lançou o seu sexto livro “Liberte-se: Você nasceu para ser real, não perfeita”, para comemorar dez anos de carreira como escritora e para celebrar dez anos da sua recuperação. Neste último projeto, em uma convergência da sua arte de escrever e de fotografar, Fernanda foi buscar um canal de comunicação para inspirar, encorajar, desafiar e promover a libertação de outras mulheres. É uma luta por visibilidade social e respeito. É um movimento artístico coletivo e de ruptura dos padrões de beleza impostos pela nossa sociedade. Esse projeto trouxe 60 mulheres brasileiras que foram fotografadas, com frases escritas em seus corpos, com mensagens de libertação e empoderamento feminino. Em 2020, a escritora teve a sua primeira obra traduzida para o inglês, com o título “Together… Our fight against Anorexia” pela editora Underline Publishing.

Cecília_Meireles

PATRONESSE: ESCRITORA CECÍLIA MEIRELLES

Jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira. É um nome canônico do modernismo brasileiro, uma das grandes poetas da língua portuguesa e é amplamente considerada a melhor poeta do Brasil, embora tenha combatido a palavra poetisa por causa da discriminação de gênero. Poeta, cronista, teatróloga e jornalista, Cecília também teve uma renomada carreira de tradutora literária, pelo que recebeu mais de um prêmio e reconhecimentos internacionais.. Dentre as obras que verteu ao português, destacam-se as traduções de poemas de Rabindranath Tagore, pelo que recebeu título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Delhi na Índia.

PREMIADA: ESCRITORA CLARA ARREGUY (MARIA CLARA ARREGUY MAIA)

Clara Arreguy (Maria Clara Arreguy Maia) nasceu em Belo Horizonte em 1959 e vive em Brasília desde 2004. Jornalista, atuou em jornais, revistas, empresas e assessorias de comunicação. Depois de trabalhar por 30 anos como repórter, crítica, editora e cronista em diversos órgãos de Minas e da capital federal, aposentou-se e criou a “Outubro Edições”, que até julho de 2020 já havia publicado 60 títulos, entre os de sua autoria e os de outros escritores.

Como autora, possui 25 títulos. Os primeiros publicados foram o romance “Segunda divisão (Lamparina)” e “As memórias de Fafich (Conceito)”, ambos em 2005. Com o passar dos anos lançou seguidos livros e ampliou sua área de atuação, dialogando com crianças, jovens e adultos, em gêneros como romance, conto, crônica, infantis e juvenis. Hoje é dirigente do “Instituto Cultural Casa de Autores”, de Brasília, e participa do movimento “Mulherio das Letras”.

Seu novo desafio, nos últimos dois anos, é atuar no exterior. Participou, em 2018, do “Brasilienisches Kulturfestival, em Viena (Áustria) e, em 2019, da “Feira do Livro de Frankfurt” (Alemanha). Para atingir públicos fora do Brasil, possui o livro infantil “Oma vergisst alles” (Girabrasil), traduzido para o alemão de seu “A vovó fala tudo errado”; o romance “Sigue las flechas amarillas – de bici por el camino de Compostela” (versão em espanhol de “Siga as setas amarelas – de bicicleta no caminho de Compostela”); o conto “Chico Paquequer, a football tale”, e-book em versão bilíngue português-inglês e seu novo romance, “O quarto canal”, que será lançado em português e inglês durante o Focus Brasil NY 2020.

lygia

PATRONESSE: ESCRITORA LYGIA FAGUNDES TELLES

Considerada “a dama da literatura brasileira” é uma escritora brasileira, considerada por acadêmicos, críticos e leitores uma das mais importantes e notáveis escritoras brasileiras do século XX e da história da literatura brasileira. Além de advogada, romancista e contista, Lygia tem grande representação no pós-modernismo, e suas obras retratam temas clássicos e universais como a morte, o amor, o medo e a loucura, além da fantasia.

PREMIADA: ESCRITORA E ATIVISTA CHRIS HERMANN 

Chris Herrmann é musicista, editora, escritora, poeta carioca, radicada na Alemanha desde 1996. No Brasil, estudou literatura, música e webdesign. É pós-graduada em Musikgeragogik na Alemanha. Organizou e participou de diversas antologias de poesia. É autora dos livros de poesia “Voos de Borboleta (Tubap/Clube de Autores, 2015”, “Na Rota do Hai y Kai (Tubap, 2015)”, “Gota a Gota (Scenarium, 2016)”, “Cara de Lua (Sangre Editorial/Mulheres Emergentes, 2019)”, dos romances “Borboleta — a menina que lia poesia, São Paulo: Patuá, 2018” e “Peccatum (Arribaçã Editora, 2020)”, e de contos “Entre Amoras e Amores(Ser MulherArte Editorial, 2020)”. Tem poemas publicados (em algumas também colaborou como autora) nas revistas eletrônicas “Algo a Dizer (colaboradora)”, “Zona da Palavra”, “Blocos Online” (colunista), “Revista Plural — Scenarium” (colaboradora), “Mallarmargens” (colaboradora), “Germina”, “Ruído Manifesto”, “Revista Caliban”, “Literatura & Fechadura”, “Mirada”,  entre outras. É editora da “Revista Ser MulherArte”.

Vinicius

PATRONO: POETA E DIPLOMATA VINÍCIUS DE MORAES

Vinicius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes (1913 — 1980), foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro. Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia o apelido “poetinha”, que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

PREMIADOS: MÚSICOS E AUTORES, KLEITON E KLEDIR

Kleiton & Kledir é uma dupla de músicos brasileira. Formado pelos irmãos Kleiton Alves Ramil (Pelotas, 23 de agosto de 1951) e Kledir Alves Ramil (Pelotas, 21 de janeiro de 1953), são cantores e compositores de música popular brasileira. Em 1980 saiu o primeiro disco da dupla. O sucesso foi imediato e os shows atraíam muitos por todo o Brasil. Lançaram cinco discos (mais um em espanhol) o que lhes rendeu disco de ouro e shows nos Estados Unidos, Europa e América Latina. Gravaram em Los Angeles, Nova Iorque, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires. Suas composições foram gravadas por Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Fafá de Belém, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Belchior, Emilio Santiago, Cláudia Leitte e muitos outros. Também pelo mundo afora suas músicas ganharam versões de grandes artistas, como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Páez, a cantora portuguesa Eugénia Melo e Castro e a japonesa Chie Sawaguchi.Kleiton & Kledir trouxeram definitivamente para a cultura brasileira a nova música gaúcha. Eternizaram um sotaque diferente, uma maneira própria de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como “deu pra ti” e “tri legal”. Segundo um crítico da época, parecia “uma dupla de ingleses, cantando numa língua que lembra o português. Acabaram se transformando em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o governo do estado lhes conferisse o título de “Embaixadores Culturais do Rio Grande do Sul”.

Além de compositor, Kledir Ramil também se envereda pelos campos da escrita. Costuma publicar crônicas em publicações do estado e no jornal “Brazilian Voice”, de Nova Iorque, direcionado para os brasileiros que vivem nos Estados Unidos. Parte dessas crônicas estão reunidas no livro “Crônicas para ler na escola”, da coleção “Para Ler na Escola”, da editora Objetiva. Ele foi o primeiro convidado do projeto “Autor no Palco” dentro da programação na área infantil e juvenil da Feira do Livro. Segundo Ramil, escrever prosa é mais libertador, já que uma canção tem regras muito mais rígidas.

ana-maria-machado

PATRONESSE : ESCRITORA ANA MARIA MACHADO

Ana Maria Machado (1941) é formada em Letras pela Universidade do Brasil, Ana Maria Machado lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Como jornalista, trabalhou por mais de dez anos na Rádio Jornal do Brasil. Foi uma das fundadoras, em 1980, da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes (no Rio de Janeiro), que existe até hoje. Nessa década ela publicou mais de quarenta livros, e em 1981 recebeu o Prêmio Casa de las Américas com o livro De Olho nas penas. O reconhecimento mundial das obras de Ana Maria Machado aconteceu em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil.[2] No mesmo ano foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural. Foi ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura em 1978. É a sexta ocupante da cadeira 1 da Academia Brasileira de Letras (ABL), cujo patrono é o poeta Adelino Fontoura. Foi eleita em 24 de abril de 2003, na sucessão de Evandro Lins e Silva, e recebida em 29 de agosto de 2003 pelo acadêmico Tarcísio Padilha.

PREMIADO: ESCRITOR INFANTIL JOÃO PAULO GUERRA BARRERA

João Paulo Guerra Barrera, 10 anos, três livros bilíngues publicados, o mais jovem a vencer concurso mundial da NASA, vencedor concurso mundial da ESA, apoiador Agenda ONU 2030, Brasileiro do ano 2017 na Educação, palestrante “Singularity University”, MIT, NASA e ONU, “Embaixador NASA Science Days Brazil”, operador de ações sociais focado na educação exponencial, respeito e consciência sustentável, e defensor da língua portuguesa como língua de herança. Para JP, o futuro é agora!

Sebastiao_Salgado

PATRONO: FOTÓGRAFO SEBASTIÃO SALGADO

Sebastião Salgado (1944) nasceu na vila de Conceição do Capim, viveu sua infância em Expedicionário Alício, graduou-se em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1964-1967) e realizou pós-graduação na Universidade de São Paulo. Salgado inicialmente trabalhou como secretário para a Organização Internacional do Café (OIC). Em suas viagens de trabalho para a África, muitas vezes encomendado conjuntamente pelo Banco Mundial, fez sua primeira sessão de fotos, nos anos 70, com a Leica da sua esposa. Fotografar o inspirou tanto que logo depois ele tornou-se independente em 1973, como fotojornalista e, em seguida, voltou para Paris.

Encarregado de uma série de fotos sobre os primeiros 100 dias de governo de Ronald Reagan, Salgado documentou o atentado a tiros cometido por John Hinckley, Jr. contra o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan no dia 30 de março de 1981, em Washington. Seu primeiro livro, Outras Américas, sobre os pobres na América Latina, foi publicado em 1986. Na sequência, publicou Sahel: O “Homem em Pânico” resultado de uma longa colaboração de doze meses com a organização não governamental Médicos sem Fronteiras cobrindo a seca no Norte da África. Entre 1986 e 1992, ele concentrou-se na documentação do trabalho manual em todo o mundo, publicada e exibida sob o nome “Trabalhadores rurais”, um feito monumental que confirmou sua reputação como foto documentarista de primeira linha. De 1993 a 1999, ele voltou sua atenção para o fenômeno global de desalojamento em massa de pessoas, que resultou em Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, publicados em 2000 e aclamados internacionalmente. Ao longo dos anos, Sebastião Salgado tem contribuído generosamente com organizações humanitárias incluindo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional. Com sua esposa, Lélia Wanick Salgado, apoia atualmente um projeto de reflorestamento e revitalização comunitária em Minas Gerais.

PREMIADO: FOTÓGRAFO E AUTOR LUIS EDUARDO SALVATORE

Luis Eduardo Salvatore é fotografo, autor, diretor presidente e fundador do “Instituto Brasil Solidário”, organização social que completa 20 anos de atuação é  responsável e idealizador do “PDE – Programa de Desenvolvimento da Educação”, metodologia que promove aumentos em indicadores como IDEB através de formação de educadores e aplicação de temas transversais (BNCC/ODS) de alto impacto com a construção de escolas modelo e formação de educadores em todo Brasil. Recebeu o prêmio “Personalidade do Ano” na categoria Responsabilidade Social 2019,promovido pela BrazilCham, em Nova York, Estados Unidos da América, em reconhecimento a histórica atuação do IBS em âmbito social e educacional no Brasil. Desde 2001, promove ações de leitura em cidades de baixo acesso cultural, incluindo a montagem de bibliotecas completas, programas de formação em mediação de leitura para educadores e jovens e projetos de estímulo literário instituídos como políticas públicas, entre eles o movimento “30 Minutos pela Leitura”, “São João Literário” e “Anjos da Leitura”, aonde, em 20 anos, foram montadas mais de 273 bibliotecas com cerca e 1 milhão de livros distribuídos gratuitamente em 1.034 escolas trabalhadas, e formados 18.222 educadores em 177 cidades nas 5 regiões do país.

claricelispector

PATRONESSE: ESCRITORA CLARICE LISPECTOR

Clarice Lispector (1920 — 1977) foi uma escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira. Autora de romances, contos e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, reputando-se como uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano. Quanto às suas identidades nacional e regional, declarava-se brasileira e pernambucana.

Estudou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conhecida como Universidade do Brasil, apesar de, na época, ter demonstrado mais interesse pelo meio literário, no qual ingressou precocemente como tradutora, logo se consagrando como escritora, jornalista, contista e ensaísta, tornando-se uma das figuras mais influentes da Literatura brasileira e do Modernismo, sendo considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros. É incluída pela crítica especializada entre os principais autores brasileiros do século XX. Suas principais obras marcam cada período de sua carreira. Perto do Coração Selvagem foi seu livro de estreia, publicado quando Clarice tinha 24 anos de idade; Laços de Família, A Paixão segundo G.H., A Hora da Estrela e Um Sopro de Vida são seus últimos livros publicados.. Deixou uma vasta obra literária composta de romances, novelas, contos, crônicas, literatura infantil e entrevistas.

PREMIADA: ESCRITORA JOYCE CAVALCCANTE

Joyce Cavalccante é uma representativa escritora brasileira com treze livros publicados e traduzidos para seis idiomas. É narradora de uma prosa agradável e instigante que encanta os leitores desde o primeiro parágrafo. É romancista: “Inimigas Íntimas”, “O Cão Chupando Manga”, “Costela de Eva”, “De Dentro Para Fora”, “Entre o Ver e o Imaginar”. Contista: “O Discurso da Mulher Absurda”, “Longos Trechos de Dias Líquidos”, “Livre & Objeto”, “Retalhos Místicos”; Teatróloga: “Noites Masculinas”. É palestrante no âmbito nacional e internacional. Carrega na bagagem alguns prêmios Literários entre eles: “Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte” – de melhor ficção por seu romance Inimigas Intimas. “Prêmio Radio France Internationale”, pelo conto Neguinha. E uma gratificante condecoração da Academie des Arts, Sciences et Lettres também na França.

É, por formação, cientista Política; e, por devoção, presidente e fundadora da “REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras”, organização sem fins lucrativos, que reúne mais de 5.000 escritoras associadas no Brasil, promovendo as mulheres escritoras desde  1999, trabalhando em conjunto com a “RELAT – Rede Escritoras Latino Americanas” e com a “Women’s World – Women World Organization for Rights com sede nos Estados Unidos.”

Premiados 2019

dias-gomes

PATRONO: DRAMATURGO DIAS GOMES

Alfredo de Freitas Dias Gomes (1922-1999), mais conhecido pelo sobrenome Dias Gomes, foi um romancista, dramaturgo, autor de telenovelas e membro da Academia Brasileira de Letras.

PREMIADO: DRAMATURGO SYLVIO DE ABREU

Ator, diretor, roteirista, autor de telenovelas e telesséries e escritor brasileiro. Em suas obras, tornou-se famoso por adotar o estilo policial e por ambientá-las na cidade de São Paulo, onde mora. Entre as suas obras mais famosas estão as telenovelas Guerra dos Sexos, Cambalacho, Sassaricando, Rainha da Sucata, Deus Nos Acuda, A Próxima Vítima, Torre de Babel e Belíssima. Em junho de 2013, Sílvio lançou o livro “Crimes no Horário Nobre – A Teledramaturgia de Sílvio de Abreu” no Rio de Janeiro e em São Paulo. A obra, escrita por Raphael Scire, tem um prefácio de Gilberto Braga e conta a trajetória de Sílvio e seu trabalho como ator, diretor e autor de telenovelas.

nelson-pereira

PATRONO: CINEASTA NÉLSON PEREIRA DO SANTOS

Nelson Pereira dos Santos ( 1928 – 2018) foi um diretor de cinema brasileiro. Tendo sido um dos fundadores do movimento do Cinema Novo, sua produção atravessa um período de 60 anos na história do Brasil. Considerado um dos mais importantes cineastas do país, foi fortemente influenciado pelas obras da geração de 1930 do modernismo literário brasileiro, tendo adaptado para o cinema obras de Graciliano Ramos e Jorge Amado. Seu filme Vidas Secas, baseado no romance de Graciliano, é um dos filmes brasileiros mais premiados em todos os tempos, sendo reconhecido como obra-prima.

PREMIADA: PROFESSORA E PESQUISADORA ELSE R. P. VIERA

Professora Catedrática de Estudos Brasileiros e Latino-Americanos Comparados da Universidade de Londres (Queen Mary College) desde 2001, onde também coordena o Setor de Português e é editora de resenhas do Hispanic Research Journal. Trabalhou anteriormente na Universidade Federal de Minas Gerais onde foi também Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Atuou como professora visitante na Universidade de Oxford (1999-2000), como pesquisadora sênior da Universidade de Nottingham (2001-20030 e como Professora Visitante do Exterior junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (2013-2014), onde continua atuando como professor colaborador,. Escreveu inúmeros livros, sendo de maior destaque o livro City of God in Several Voices. É também muito conhecida pelo banco de dados Landless Voices(www.landless-voices.org) lançado na Casa dos Comuns (Londres) e pela pesquisa de ponta sobre os escritores brasileiros no exterior. Foi agraciada com a medalha Machado de Assis pelo Brazilian Endowment and Brazilian Library of New York em 2015 pelo trabalho de divulgação da cultura brasileira no exterior.

machado-de-assis

PATRONO: ESCRITOR MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de A (1839 — 1908) foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil. Para o crítico literário estadunidense Harold Bloom, Machado de Assis é o maior escritor negro de todos os tempos. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário Testemunhou a Abolição da escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império, além das mais diversas reviravoltas pelo mundo em finais do século XIX e início do XX, tendo sido grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época . Fundou a Academis Brasileira de Letras.

PREMIADO: PROFESSOR E ESCRITOR DOMÍCIO COUTINHO

José Domício Coutinho é autor, fundador da Biblioteca Brasileira em Nova York. Nasceu em João Pessoa , Brasil, em 1931, migrou para os Estados Unidos em 1959. Ele é bacharel em Teologia Aristotélica Tomística pela Universidade Gregoriana de Roma, bacharel em línguas anglo-saxônicas pela Universidade Jesuíta de Recife, Brasil, possui mestrado e doutorado em Literatura Comparada pela City University of New York (CUNY). Em 2006, Coutinho fundou a Biblioteca Brasileira de Nova York, que abriga 7.000 títulos, com auditório para eventos, conferências, encontros literários, filmes e performances dramáticas. A biblioteca foi visitada por importantes representantes do governo, diplomacia e academia. Como pioneira em diversas atividades e tradições culturais, a biblioteca parece ser a primeira e única do gênero a operar dentro e fora do Brasil. Coutinho é o autor do romance Duke the Dog Priest . Ele também foi o autor de Salomônica , uma coleção de poemas de memória e amor. Em 1999, Coutinho fundou a Associação Brasileira de Escritores de Nova York (UBENY). Em 2002, ele foi admitido como comandante da Ordem de Rio Branco , uma instituição brasileira que homenageia aqueles que se destacaram em realizações culturais e patrióticas. Em 2004, Coutinho fundou a Fundação Brasileira para as Artes (BEA), uma organização sem fins lucrativos para preservar e promover as tradições artísticas, literárias e culturais brasileiras para as comunidades brasileira / americana e latino-americana, bem como para o público. de diferentes origens, interessados nas artes da linguagem musical e nas tradições culturais do Brasil. Em 2004, Coutinho criou a Medalha de Mérito Machado de Assis para homenagear aqueles que se destacaram nas Tradições Culturais Brasileiras.